Pular para o conteúdo

Suporte técnico de TI: Saiba por que esse serviço é indispensável para seu negócio! 

Engana-se quem acredita que o profissional de TI (Tecnologia da Informação), seja responsável apenas pela instalação ou ainda a manutenção de computadores. Saiba que o investimento em tecnologia, permite a tomada de decisões assertivas e ainda a diminuição de problemas técnicos, erros operacionais ou falhas humanas nas empresas.

empresa-de-suporte-tecnico-ti-sp

Compartilhe com seu sócio

Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on email

O avanço da tecnologia é um tema que gera receio nas pessoas. Fato é que até pouco tempo a TI, era compreendida como a revolução das máquinas, onde se acreditava que essa tecnologia substituiria o trabalho humano.

Além da crença de tratar da substituição dos profissionais por robôs, outra parcela, suponha que o profissional de TI, era apenas o responsável pela instalação de computadores, bem como a sua manutenção.

Contudo, sabe-se que atualmente, as empresas que não investem na implementação de tecnologias, infelizmente, são tidas como ultrapassadas em suas operações e por isso, ficam para trás, perdendo sua competitividade no mercado.

Em contrapartida, empresas que contam com o suporte do profissional ou de uma empresa terceirizada e especialista em TI, trabalham com maior segurança e ainda dispõe de um importante diferencial competitivo. Eis assim a importância da tecnologia da informação.

As consequências negativas obtidas pelas empresas que não investem em tecnologia!

Reflita durante alguns instantes, você seria capaz de viver sem o auxílio da tecnologia? Estamos tão habituados à sua utilização que, atualmente, seríamos incapazes de viver sem o seu suporte.

Veja como ela está presente em funções básicas do seu dia a dia como: ao pedir itens do supermercado pelo celular, pagar boletos online, utilizar o GPS para se localizar, fazer transferências ou transações monetárias e ainda ao conversar com pessoas do outro lado do mundo, agora, imagine viver sem essas facilidades…

No âmbito profissional certamente seria um desastre não a ter, afinal, a tecnologia é responsável por otimizar o tempo, motivando o cotidiano das empresas e ainda facilitando as questões burocráticas, diminuindo, inclusive, falhas e erros operacionais, por exemplo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da FGV EAESP, o Brasil investiu 8,7% em tecnologia no ano passado em 2021. Este é um dado satisfatório pois, além de indicar uma tendência positiva, também mostra haver um amadurecimento a respeito da importância da tecnologia por parte das empresas, principalmente dos pequenos negócios.

Porém, ainda assim, infelizmente, existem gestores de empresas que, acreditam não precisar investir na implementação de recursos como atualização de computadores, softwares mais eficazes, aplicativos e segurança dos dados da empresa, pois creem serem mecanismos desnecessários, caros e sem grande importância.

Confira abaixo as principais consequências negativas sofridas pelas empresas que não investem em tecnologia:

  • Perda da competitividade no mercado
  • Aumento dos problemas técnicos e operacionais da empresa
  • Diminuição da produtividade dos colaboradores

Em contrapartida, existem empresas que alegam ter dificuldade em manusear estas ferramentas. Eis assim a função do serviço de suporte técnico em TI para facilitar o cotidiano das empresas oferecendo atendimento e suporte às empresas de qualquer porte.

Confira quais são as principais funções do técnico de TI nas empresas!

O técnico de TI, é o profissional responsável por desenvolver a logística e segurança dos dados, bem como gerenciar todas as informações de uma empresa. Esta profissão é ampla e por isso cabe-lhe diversas tarefas. O setor tem por objetivo principal a implementação de ferramentas, bem como o oferecimento de suporte tecnológico.

Dessa forma, dentre as diversas funções do técnico de TI nas empresas é válido citar:

  • Monitoramento proativo dos equipamentos a fim de evitar problemas
  • Garantia de proteção dos dados e informações empresariais
  • Implementação e gerenciamento do funcionamento correto das ferramentas tecnológicas
  • Reparo de eventuais problemas nos equipamentos a fim de prevenir falhas
  • Realização da instalação de softwares nas empresas de modo a otimizar o tempo dos profissionais

Saiba ainda que independentemente do porte ou segmento, o profissional de TI, faz-se necessário nas empresas. Por isso confira abaixo um pouco mais sobre as vantagens de investir neste profissional:

Principais vantagens de contar com o suporte do técnico de TI para a sua empresa

Acima, você pode conferir quais são as habilidades do técnico de TI e ainda o leque de possibilidades deste profissional. Dessa forma, confira abaixo as principais vantagens de contar com a parceria e competência do técnico de TI, veja:

O técnico de TI, contribui para o aumento da produtividade da sua empresa

Mil e uma utilidades, saiba que a produtividade da sua empresa pode melhorar com o auxílio deste profissional.

Casos como a demora de um atendimento por meio de um software específico, problemas com internet, equipamento que não liga, podem ser sanadas com o suporte do técnico, otimizando tempo e aumentando assim a produtividade da sua equipe.

Com o profissional de TI os problemas envolvendo tecnologia serão resolvidos facilmente

Problemas de conexão, dificuldades em utilizar softwares ou ainda questões envolvendo a segurança cibernética da sua empresa, são cabíveis ao técnico que, certamente estará apto para solucionar estas questões prontamente.

O técnico é o responsável por trazer inovação para o seu negócio!

Nota-se que empresas que não investem em tecnologia bem como em inovações, logo, perdem sua competitividade no mercado. Porém, o técnico de TI, é o profissional responsável pelas sugestões e ainda implementações de softwares, programas e aplicativos que aumentarão a produtividade da equipe, promovendo novidades para o seu negócio!

Com o auxílio deste profissional todos os seus dados e informações estarão seguros!

As empresas se tornaram um alvo comum dos cibercriminosos. Tentativas de ataques e outros problemas como o vazamento e também o roubo de dados, bem como o acesso a informações sigilosas, são queixas, infelizmente, cada vez mais comuns nas pequenas e grandes empresas. Eis mais uma função do técnico de TI, garantir a proteção dos dados do seu negócio.

A relação entre o técnico de TI e a segurança cibernética

Segundo a consultoria alemã Roland Beger, o Brasil foi o 5º país que mais sofreu crimes cibernéticos. No ano passado, em 2021, apenas no primeiro trimestre, 9,1 milhões de ocorrências foram registradas.

Além disso, de acordo com a pesquisa CheckPoint Research este ano, no primeiro trimestre, o país teve um aumento de 46% nos ataques hackers.

Outros dados ainda revelam que no Brasil ocorre em média 1.540 incidentes envolvendo a ataques cibernéticos nas empresas, número este que se encontra superior à média global de 1.200 ataques semanais.

Dentre os fatores responsáveis pelo aumento dos casos, além da pandemia, período em que os profissionais precisaram adotar o home office, facilitando os descuidos com os cuidados necessários, também é possível citar as falhas nos protocolos de segurança das empresas.

Dessa forma, eis a importância de investir na implementação de tecnologias, bem como de contar com o auxílio de profissionais de TI responsáveis por oferecer suporte às instituições.

Contratar o técnico de TI por CLT ou terceirizar?

Micros e pequenas empresas normalmente não dispõe de recursos financeiros para manter um profissional de TI a disposição, contratado via CLT.

A solução para isso é terceirizar com uma empresa de tecnologia focada em pequenos negócios, que agrega valor e está sempre antenada com as novidades da área de tecnologia.

A Gomatt é uma empresa de Tecnologia da Informação que atua de forma terceirizada e personalizada, na condução dos serviços de Tecnologia da Informação para empresas de micro e pequeno porte, que não justifica o investimento em um departamento completo de TI.

Enquanto você cuida do seu negócio, a Gomatt cuida e mantém a operação dos equipamentos e sistema sempre ativos e em pleno funcionamento.

O trabalho todo é no modo preventivo, onde antecipa-se qualquer eventualidade que onere a operação do negócio, diminuindo assim o risco de prejuízos causados por falta de eficiência.

Resolva os problemas da sua TI de forma remota, simples e prática, através da contratação de um plano ideal de suporte técnico e segurança de TI para sua empresa.

Por Alexandre Gonçalves .´.
Por Alexandre Gonçalves .´.

Gerente de TI | Cybersegurança | Especialista em Suporte de TI | MSP | Serviços na Internet | Consultor de Informática para Pequenas Empresas

CONTATOS

(11) 3777-5276

atendimento@gomatt.com.br

De segunda a sexta das 09h as 18h

SIGA-NOS NAS REDES SOCIAIS

Barra Funda – São Paulo – SP